Pré-Med Autodidata
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

sem título

Ir para baixo

sem título Empty sem título

Mensagem por jackeline rosas 19/1/2016, 03:59

É de conhecimento geral que, a escravidão de negros no Brasil, trouxe varias consequências que até o século XXI, podem ser notadas.Uma delas é o constante preconceito que os brasileiros têm em relação aos afro-descendentes. Embora, os cidadãos pensem que não existe discriminação racial no Brasil, porém a divulgação na mídia de artistas ou jogadores de futebol que sofreram racismo nos mostram que existem sim pessoas racistas em meio ao povo.
    Além disso, varios cidadãos comuns sofrem com preconceito racial diariamente,por exemplo, muitos negros ainda hoje recebem salários inferiores aos brancos mesmo que trabalhem na mesma função, e também, existe a discriminação das  empresas ao  contrata-los. Já que algumas os vêem como marginais ou ladroes. No entanto,segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) estimasse que mais de  50% da população brasileira declara ser pretos ou pardos. E como pode em um país onde existem tantos negros ainda há casos de  discriminação racial .Isso acontece porque desde a época da escravidão os negros vindos dos países africanos eram vistos pelos portugueses como seres inferiores e que deveriam ser escravizados por eles. Diferente ocorreu na Grecia antiga ou em Roma que as pessoas eram escravizados por dívidas ou por ser por serem prisioneiros de guerra. Talvez o pensamento português permaneça até hoje na sociedade sendo esse um dos legados.
     O governo brasileiro, por sua vez ao tentar minimizar o sofrimento e discriminação que os negros sofreram, criou o sistema de cotas raciais que concede aos estudantes  negros ou pardos o direito a vagas reservadas em instituições de ensino superior. Com isso, acharam  uma formula para amenizar o sofrimento do passado. Porém, as cotas não seriam um jeito de dizer que estudantes negros são menos capazes que os brancos e por isso precisam desse empurrão. E também  as escolas públicas onde eles estudaram são de má qualidade e eles não conseguem competir com um aluno da rede particular de ensino.
      Portanto, pode se dizer que passados tantos anos da abolição da escravidão no Brasil ainda existem os legados dela na sociedade brasileira na forma de descriminação e desrespeito a etnia. É preciso então, que existam punições mais severas aos que praticam racismo ,assim como, a divulgação de companhas  em faculdades mostrando a importância do respeitar a etnia e a cultura negra. E também é essencial o investimento em uma educação pública  de qualidade para que os estudantes negros e de baixa renda possam ter mais oportunidades e sem depender de cotas raciais para entrar em uma universidade.

jackeline rosas

Mensagens : 1
Data de inscrição : 19/01/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos