Pré-Med Autodidata
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tema de Redação: As dificuldades na inclusão da mulher no esporte

Ir para baixo

Tema de Redação: As dificuldades na inclusão da mulher no esporte Empty Tema de Redação: As dificuldades na inclusão da mulher no esporte

Mensagem por Nathália Alves 6/3/2016, 11:47

O esporte é uma prática de fundamental importância para a manutenção da saúde e também para a integração social dos indivíduos. Ao longo da história as mulheres foram adquirindo o seu espaço nessa prática, mas mesmo assim, ainda hoje, percebe-se o preconceito a elas tanto na prática do esporte quanto na gestão e no comando de partidas.
Em uma primeira análise, percebe-se em clubes, academias e escolas, atitudes machistas, em que, por serem consideradas como o ''sexo frágil'', as mulheres são ditas como incapazes ou ruins em certa atividade física, exaltando assim, os homens como fortes e únicos que conseguem realizá-las. Esse machismo também é presente, por exemplo, no campo de futebol quando ao se ter bandeirinhas e juízas, a população julga-as como desqualificadas perante ao comando do jogo.
Além disso, as políticas públicas e empresas preferem investir nos homens. Com isso, verifica-se menor patrocínio as mulheres, salários mais baixos e cargos mais inferiores, em que, por exemplo, não encontra-se frequentemente técnicas ou presidentes esportivas fazendo com que a desigualdade entre gêneros no esporte só aumente.
Sob o mesmo ponto de vista, é notável nas mídias de rádio e TV a falta de visibilidade de esportes femininos. Sempre ficamos sabendo de jogos masculinos de futebol e basquete, por exemplo, mas, quando se trata de práticas femininas não há grande divulgação e, em muitas vezes, mesmo em campeonatos importantes não há transmissão.
Em virtude dos fatos analisados, é essencial superar as dificuldades enfrentadas pela mulher no esporte. Para que isso ocorra, o governo precisa incentivar e investir com verbas e patrocínios clubes femininos. As escolas, na aula de educação física, devem promover a interação de meninos e meninas em um mesmo esporte. As famílias precisam colocar, desde a infância, seus filhos nos mais variados esportes para mostrá-los do que são capazes. Ademais, a mídia precisa destacar esportes femininos e grandes esportistas como Marta e Ortência, mostrando suas competências. Dessa maneira, a sociedade dará um passo a frente do machismo e do preconceito ao sexo feminino.

Nathália Alves

Mensagens : 2
Data de inscrição : 02/01/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos